Desde sempre nos soubemos
Lá pelos idos de 94 ou 95 Gustavo esteve em Franca. Foi uma passagem fulgurante e que nos rendeu algumas fotos (que pretendo postar aqui mesmo, para honrar a memória do amigo).
Naquela altura, morava num hotel - o Plaza Inn de Franca. Um luxo! Do décimo andar divisava os costados da grande sapataria.
Gustavo ficou aninhado ao lado, num apartamento da frente, curtindo o lugar.
Muito bem. Eu tinha alguns costumes muito estranhos. Por exemplo, levava comigo as cartas trocadas em toda a minha vida com os amigos. Peregrinavam nas gavetas de minha modesta mala de viagem. Cartas de toda uma longa vida... (hum... já começo a falar como um velho!).
Durante a noite separei diligentemente uma coleção apreciável de epístolas trocadas com a Íris e o Emanuel.
Na noite seguinte, depois do trabalho, um pouco antes de sairmos, lhe apresentei a coleção. Seus olhos marearam, olhos vivos e inteligentes. Tocado profundamente - que fui fazer, meu Deus! - desferiu aquele olhar canino que às vezes punha só para enternecer o mais empedernido coração. Só pôde dizer: "é forte, cara; é muito forte!".
Era realmente emocionante ver emaçadas aquelas folhinhas de seda amareladas pelo tempo. O fólio ainda sustentava as letrinhas - caminhos encaracolados de fios lavrados com esmero e capricho. Havia desenhos, arabescos, traços fininhos... Nunca me esqueço: hay que ser como los niños...
Uma carta retive durante toda a minha vida. Com ela recebi uma foto em P&B que conservo até hoje. Sentados na relva, Emanuel e Íris, me fitando longamente, comunicavam a gravidez da Eli-u. (Na verdade confirmavam os sonhos que tive sobre a gravidez da afilhada e que foi objeto de uma carta anterior a eles dirigida).
Incrível a nossa ligação. Soube, desde sempre, que a união estava abençoada por um lindo fruto. Escrevi-lhes dizendo mais ou menos assim: "sei, porque o Senhor me revelou, que a Gilda está grávida".
A Eli-u é linda!
1 Comments:
Querido Sergio cuanta SAUDADE! VOCE ME TRANSPORTOU A MINHA JUVENTUDE QUE JÀ ESTÁ LONGE FIZ 54 EM OUTUBRO Y O GUSTAVO FEZ 50 SEXTA FEIRA PASSADA DIGO FEZ PORQUE AINDA SINTO QUE ESTÁ SEMPRE POR PERTO .,esse dia falei com Eli-u e ela pensa como eu
Postar um comentário
<< Home